Like The Renegades!

novembro 30, 2011

Moda e Anorexia


Toda a gente deve ter ouvido falar deste caso, mas senão ouviram, eu vou escrever sobre ele hoje. O tema desta semana resume-se à moda e às suas consequências e a anorexia é uma das consequências potenciais. A modelo francesa Isabelle Caro, de 28 anos faleceu devido à anorexia e pesava apenas 31 quilos. Ela contraiu a doença aos 12 anos, nessa altura pesava 25 quilos e entrou em coma em 2006. Em 2007 durante a Moda de Milão tirou fotografias nua para chocar e sensibilizar as outras modelos (e não só), dos erros que poderiam evitar. Em 2008, no seu livro "A Menina Que Não Queria Engordar" Isabelle contou a história de como combateu a doença. Uma infância problemática e uma mãe depressiva eram dados como razões para a doença de Isabelle. Combateu a doença durante vários anos, até a doença levar o melhor dela. O meu ponto de vista aqui, é que há tantas raparigas novas que até nem sonham em ser modelos, mas que se matam a fazer exercício e a deixar de comer, para não engordarem. Para agradarem à sociedade, para se integrarem, para serem perfeitas. Mas a anorexia é uma doença fatal. É preciso muita força de vontade e muita ajuda das pessoas que as rodeiam para conseguirem continuar e mesmo assim, muitas delas não resistem. Como por exemplo, o caso de Ana Carolina Reston (Que o renegado Christian, já referiu) de 21 anos, uma modelo brasileira faleceu em 2006. Só aceitava comer maçãs e tomates e pesava 40 quilos com 1,74m. 

Fotografias da modelo Antes de Depois

E eu vou terminar o meu post por aqui... não se recusem a comer. O vosso corpo pode aceitar as primeiras vezes, mas depois quando tentarem comer, o estômago rejeita tudo e é um caminho para uma morte lenta e dolorosa.
Espero que tenham gostado. Até à próxima Quarta-feira! 

4 comentários:

  1. Eu ouvi falar do caso da Isabelle quando se deu a morte dela e acredita que fiquei chocada! :o Talvez por naquela altura eu ainda não ter bem a percepção dos extremos a que muita gente chega, mas lembro-me perfeitamente de ficar com imensa pena dela. Custava-me mesmo muito ver as fotos que passavam dela nos jornais. Não me davam apenas pena , mas angústia, por ela e por todas as modelos que alcançam os extremos como ela! :O É horrivel, e mais uma vez é o mundo que temos!
    Gostei do post! :) Parabéns Ruth ;)

    ResponderEliminar
  2. É um grave problema mesmo. A sociedade é, desculpa o vocabulário, uma merda.
    Cada um na sua vida!
    E aquelas lojas nojentas que fazem sentir todas as mulheres gordas? Reduzem os tamanhos cada vez mais u_u

    ResponderEliminar
  3. Eu ouvi este caso na televisão, e sinceramente achei ridículo porque se ela com 50 e tal quilos era obesa, fará qualquer outra pessoa dita normal! Concordo com a Victoria! As lojas são, em parte, culpadas disso!

    ResponderEliminar
  4. Podes crer Sofia, tens toda a razão! Isto cada vez foi piorando mais.

    Tens toda a razão Victória, e não tenhas medo de usar o "mau" vocabulário. :P pelos vistos agora eles não deixam que elas passem de um limite de peso... nem demasiado, nem em falta.

    ResponderEliminar