Like The Renegades!

dezembro 20, 2011

I am on the Highway to Hell

Contrariamente à minha família tão devota e tão fervorosa em termos religiosos, eu sou uma desgraça. Cada vez que eles apontam o dedo a alguém por não frequentar a Igreja ou por não ir a outras cerimónias religiosas, alegando que Deus é tudo, eu penso cá para mim "Arrecada que daqui a algum tempo vão falar de ti.". Sinceramente, eu continuo a ir à Missa mas estou com a cabeça em todos os lugares exceto nas palavras que o Padre está a dizer. Por solidariedade, presto alguns serviços à Igreja local, nomeadamente, catequese e fico perplexa com tamanha barbaridade que ensinam a crianças de sete anos! Eu não sou a cristã convencional, muito pelo contrário, não acredito pura e simplesmente em metade do que é dito e tenho a minha própria  perspetiva da religião. Talvez eu seja cética a tudo isto e a todas as parábolas por descender de famílias evangélicas mas nem aí eu me encaixo. Aliás, eu não me encaixo em nada e não é por isso que me vou andar a martirizar para ser aceite. 
Voltando ao assunto das barbaridades, os pais não ensinam nada aos filhos e o que ensinam é totalmente absurdo! Estávamos a falar do Diabo, figura que eu não sei se acredito porque todos nós somos Diabos, e um miúdo disse-me "O Diabo disse à minha avó para ela se atirar para a frente de um carro". Ora, como se explica a uma criança que os avós estão parcialmente errados? As pessoas julgam que as crianças percebem o seu léxico um tanto arcaico e depois vêm-se confrontadas com cenas destas sem saberem quem espalhou a mensagem, quando foram os netos por não perceberem que é um assunto sério!
Irrita-me o facto de ver avós a dizer aos netos "Tens de ser muito amigo de Jesus!". Não discordo, nem comento sequer, mas e que tal ser amigo daqueles que nos rodeiam? É que há cristãos, ou melhor, pessoas que se dizem cristãs, que vão à missa são capazes de engraxar os sapatinhos ao Padre, rezar, prostrar-se e fazer tudo consoante a "lei" manda mas depois andam sempre metidos em richas com os vizinhos, a maltratar filhos, mulheres, animais... eu questiono-me: Isto é ser cristão? Ainda mais: Quem disse que esta religião era a principal? E se porventura fosse por que razão todos têm de ser cristãos? Eu não compreendo como é que em pleno século XXI, há mentes "ofuscadas" que ainda tentam impingir religiões. Meus amigos, caso não saibam, se quisermos mudar de religião, escusam de tentam vir com evangelização porque dispomos de Internet para pesquisar qual a religião que mais se enquadra em nós! 
Ninguém é obrigado a possuir uma religião... Eu própria não sei se tenho. Eu sempre fui cética e questionei o inquestionável e, segundo o meu avô (homem que se diz cristão, portanto), eu explico tudo aos olhos da ciência e tenho dificuldade em ver aquilo que não é possível ser comprovado. Verdade e não me importo. Se fomos criados com um cérebro que efetua conexões de informações, assimila e apreende, deduzo que seja para usá-lo e qual o mal de o usar também para a religião?
Eu nunca vi a religião como um conjunto patusco de palavras, pelo menos não no seu todo. Acho ridículo sim as versões da religião e o implemento de ideias erradas nos mais novos, isso sim, é uma autêntica barbaridade! Ridículas são ainda as pessoas que se baseiam em algumas parábolas para explicar factos, como "Isto aconteceu porque Deus está zangado" ou "Deus vai-te castigar!". Pára tudo! Vocês que, como eu, foram levados para catequizar, nunca ouviram dizer que Deus é bom e perdoa? Então... onde está a coerência disto tudo? Ah, pois, esqueci-me. Coerência e religião não se enquadram. Eu não ridicularizo a religião em si mas as pessoas que a personalizam e fazem tudo ao contrário. Vão à missa todos os dias ou aos Domingos, comungam, fazem rezas e vão a todos os funerais e... depois são uns filhos da mãe que ninguém os atura fora do supervisionamento do Padre! 
Eu ajo segundo princípios e mesmo não me considerando de todo cristã, acho que sou mais cristã que muitos que andam aí!
Tenho dito. 
Qualquer dia vou ser deserdada... No worries!

P.s Eu não tenho de me justificar acerca do que escrevi mas que fique claro que eu não tenho nada contra qualquer religião, incluindo o cristianismo. Apenas não tenho uma religião em específico como é costume cá em Portugal as pessoas terem. Portanto, antes de julgarem qualquer pessoa pela religião, pensem nos vossos atos e vejam quem é o mais cristão. Desejo a todos um ótimo Natal e um bom 2012!

5 comentários:

  1. De facto, e apesar de estarmos no século XXI e de ser suposto cada um se meter na sua vidinha, ainda existe muita gente por aí que crucifica, denigre e acusa os que não lhes seguem os pensamentos. Eu sou cristã, e admito que até posso estar em falha para com Deus dado que não faço por ir à missa, não rezo, não comungo e não compadeço com algumas ideologias que são impingidas às crianças hoje em dia,mas nós somos livres e se há gente que não acredita na existência d'Ele , não podemos apontar o dedo e difamar a mesma. Aliás, se pensarmos bem, a Igreja contradiz-se tanto a si mesma, que até eu compreendo quando alguém deixa de crer! Deus existe para nós tal como Zeus, Hades e Poseidon existem para os gregos! São escolhas, opções de vida, e ninguém tem nada que fazer disso um escandalo.
    Bom texto :) Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. A mensagem de jesus é sobretudo de amor universal, é uma religião que não distingue classes. E foi por ser muito radical na altura que surgiu, que os romanos se passaram e quiseram mata-los a todos. Criaram-se muitos mártires e depois apareceram os raios dos cruzados a matar pessoas em nome de "jesus", e ainda veio o termo de "igreja católica" que matou por volta de 5 milhões de "bruxas", e atualmente há um preconceito qualquer contra os ateus, os que não se encaixam em nada, os que são de uma religião qualquer. Fez-se tanta coisa ao longo da história pela religião indo contra os valores da própria. É idiota mesmo.
    Era suposto ser amor universal.

    ResponderEliminar
  3. Sabes uma coisa? God, sou como tu! Há coisas fora do normal.
    Umas vezes, dei-me ao trabalho de estar atenta às leituras e digo-te de coerencia NÃO TEM NADA!
    Todas as religioes são formadas pelo Homem por isso, eu sigo se eu quiser!
    Bom texto, Nya!
    Parabéns!
    Beijo, Cassandra

    ResponderEliminar
  4. "Apenas não tenho uma religião em específico como é costume cá em Portugal as pessoas terem."
    Esta frase realmente chamou-me a atenção porque quando discuti sobre evangelização e religião nos Lisérgicos, uma seguidora me disse claramente que aí era muito diferente e que este costume de impor religião era coisa do Brasil.
    Bem... a mim não é mais novidade nada, o que tenho lido de comentários e posts com preconceitos alienados contra brasileiros que religiosos viram verdadeiros santos diante disto!
    Se são tão racistas, não sei porque 98% dos meus seguidores vem de Portugal. O que eu teria de especial para seguirem alguém que menosprezam?
    Enfim, mesmo fugindo ao assunto, já coloquei diversas vezes em meu blogue a respeito de religião, que não sou frequentador de igrejas mas tampouco sou ateu. Apenas tenho minhas próprias crenças, que são só minhas e não devo enfiá-las goela abaixo a ninguém.
    Pela religião muitos estão matando e há muita hipocrisia como disse.
    Meus parabéns pelo textos, ambos estamos a caminho da estrada do inferno. ahah

    ResponderEliminar
  5. ahah já nos devem ter aberto as portas do Inferno e preparado uma grande jantarada xD
    Eu não acredito em nenhuma entidade divina ou que crie aquilo a que chamamos Universo. Basicamente, nós somos criação da Natureza. E voltamos ao mesmo "O que é a Natureza? O que a controla?" Nada a controla. Podemos mudá-la para pior até, mas o seu percurso é inalterável ao longo do tempo. A efemeridade da vida abate-se sobre nós e a única coisa com que podemos enfrentar o medo do vazio são as nossas crenças. Maior parte da população opta por aquilo que é mais fácil de aceitar: a religião. A hipótese de, após morte física, o nosso espírito pairar sobre os nossos amados é aprazível, mas lembremo-nos. Nós nascemos da terra. Na terra morreremos e aprodrecemos, para dar vida a algo, uma planta até. Por isso, poderia até dizer que sou imortal. Pelo menos a minha matéria orgânica circulará durante algum tempo. Enfim, já me distanciei ligeiramente do cerne da questão... Desculpem :|

    ResponderEliminar