Like The Renegades!

maio 11, 2012

Dia da Defesa Nacional e Patriotismo

Antes de avançar sobre uma descrição deste dia que passei, para os seguidores do blogue que não são de Portugal, o Dia da Defesa Nacional é o dia em que os jovens após os 18 anos se deslocam à Unidade Militar em que estão inseridos e passam um dia nas instalações a receber informações sobre as Forças Armadas. Este dia foi criado porque o Serviço Militar obrigatório foi eliminado da nossa Constituição.
Acordei cedo e tive uma viagem de uma hora. Assistimos ao hastear da bandeira e o grupo de pessoal que foi comigo até se portou bem. Normalmente, por causa da corneta antes do Hino Nacional há pessoal engraçadinho que desata a rir.. Eu acho isto uma falta de respeito enorme. Falta de respeito pelo nosso Hino, pelo nosso País e pelas pessoas que o defende e se põem na frente de combate pelo nosso País. Foram apenas 5 minutos de silêncio.
De seguida, fomos levados a um auditório. Na parte da manhã, explicaram-nos o que estávamos ali a fazer, explicaram-nos o que é as Forças Armadas, os vários ramos que têm e interagiram connosco. A uma certa altura da conversa, perguntaram-nos se sentíamos orgulho pelo nosso país... Confesso que hesitei mas após reflexão acabei por responder afirmativamente e como expliquei lá as minhas razões, vou explicar aqui também as razões pela qual devemos orgulharmos-nos do nosso País.
A primeira coisa que decerto vos veio à cabeça, foi o quanto fomos bem-sucedidos no passado. Os Descobrimentos foram o ponto alto da História de Portugal mas pacíficos como somos deixamos escapar território que se hoje o possuíssemos, não estaríamos nesta mísera situação. A nossa cultura e gastronomia é algo do qual nos podemos gabar porque cada estrangeiro que entra em Portugal saí daqui a adorar a comida portuguesa ... Nisso, de facto somos realmente bons mas não sabemos aproveitar o que temos de melhor.. Como também o Vinho do Porto! O nosso Património Histórico é algo de belo. Temos monumentos lindos criados pelos nossos Reis. Se formos a analisar a história de Portugal, somos dos países mais pacíficos... Não criámos conflitos e nunca desencadeámos uma guerra. Sempre que acabámos por ir a guerra foi porque fomos arrastados, infelizmente. Agora, vocês devem estar a pensar, 'Sim, no passado mas e agora?' e eu respondo, dizendo que apesar da crise que estamos a passar, apesar dos nossos bolsos vazios eu continuo a ter orgulho em Portugal pela música que fazemos, pelo Fado que é nosso e pelas pessoas que saem daqui e singram lá fora! Fazem uso do Curso que tiraram aqui, nas melhores Universidades. Só não ficam cá porque Portugal  não têm como nos dar emprego em áreas cientificas e tecnológicas. Estamos bastante atrasados em relação aos EUA, Japão e por aí ... Mas acreditem que podíamos estar MUITO pior! Podíamos ser gémeos da Grécia. Podíamos ser umas dessas cidades de África ou até mesmo um dos bairros pobres da China! Arrastamos-nos aqui, trabalhamos imenso para ter uma reforma aos 65 mas há pessoas que nada têm! Os portugueses só reclamam! É só blablablablabla mas na hora de votar para mudar lá o pessoal da Assembleia da República e do Governo ficam sentados no sofá, com a cervejinha fresca a ver o Cristiano Ronaldo a ganhar milhões a cada jogo do Real Madrid! Este ano, fiz os 18 anos uma semana antes das eleições ... Eu não fiquei em casa! Fui exercer o meu direito e dever de voto. Analisei com antecedência cada candidato e escolhi votar no que achava que se enquadrava melhor e que dizia o que eu acho que deve ser feito por Portugal!
A seguir, foi nos perguntado se daríamos a vida pelo nosso País e eu respondi que sim, ao qual nos foi dito que ninguém deveria dar a vida mas sim lutar por ela porque nós, mortos não servimos para nada! Não ajudamos a mudar nada pois só ficamos mortos. Devemos lutar pelo nosso País.
Este foi um dos pontos altos da palestra. A nossa presença na sociedade como cidadãos, os deveres e direitos que possuímos.
Outro dos pontos altos, foi ver o vencimento que aqueles gajos ganham mas também não admira. Eles quase que se matam ali. E era bem capaz de me meter lá mas metia-me lá e era para ser a sério.. Não seria para fazer 6 anos de contrato e depois dar à sola mas sim, ser militar até à reforma. Atingir os postos altos das Forças Armadas, seja na Marinha, no Exército ou na Força Aérea.
Outro ponto alto e nada menos importante, é ver que alguns deles são bons como tudo! A farda assenta-lhes ali que nem uma luva, salienta-lhe o rabo e dá-lhes um ar badass que eu amo e acho demasiado sexy.
Creio que quem ainda não foi a este dia, vai gostar! Basta ir com uma mente aberta. E vão ver que o dia irá passar rapidamente e quando derem por ela já estão a comer o lanche à pala deles! E por hoje, é tudo camaradas.

Cassandra Lovelace, a renegada das sextas 
Com o patriotismo a níveis nunca antes atingidos

4 comentários:

  1. Hey there! Por acaso estou mortinha por ir ao dia da defesa nacional hahaha a minha amiga contou-me e eu fiquei entusiasmada embora ainda falte muito para ir lá :) tal como tu, hesitaria. De facto, nós não sabemos aproveitar aquilo que de melhor temos. Adorei aquilo que eles disseram ao dizeres que davas a vida pelo teu país. Muito bem dito e sim, também concordo que a farda assenta que nem uma luva hahahah

    ResponderEliminar
  2. Haha, mais uma a concordar com a fardaaa xD

    Eu cá tenho orgulho na minha pátria, penso que podíamos estar melhor e pior, é uma questão muito relativa, mas a verdade é que se há razão de queixa que seja exposta.

    Tens razão na parte dos que se queixam mas são resignados, muita dessa gente nem vai votar em branco sequer, muita dessa gente nem quer trabalhar e vive do trabalho dos outros. E disto eu queixo-me, queixo-me dos medíocres e dos que nos fazem passar trabalhos, não é fazer comparações. Eu sempre achei que comparações não nos levam a lado nenhum :/

    Temos uma história de invejar, mas pa, se tivéssemos contratado o Colombo e ele não tivesse ido para os espanhois... xD seja como for Portugal é sempre um país que se contenta com o que necessita, podia ter conquistado mais território mas para quê? Sempre fomos "felizes" no nosso cantinho.

    "Por hoje é tudo camaradas" haha mesmo a tuga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa teve que ser! Eu sou Tuga e tenho orgulho e digo-te que os militares portugueses SÃO sexy's e põe sexy's nisso!
      De facto, somos pacificos e contentamo-nos com o que temos.

      Eliminar