Like The Renegades!

maio 15, 2012

Porque nem todos são iguais

Às vezes acho que há uma conceção muito errada sobre os estudantes. Não é por andarmos a estudar que vamos ter emprego na nossa área. Não é por nos esforçarmos mais que outros que vamos conseguir ter um emprego melhor que outro. Tudo isto é muito subjetivo, mas a maioria dos professores, nesta altura do campeonato, dizem-nos que estamos demasiado alegres para quem vai ter exames e que com uma pequena distração estamos aptos para ir trabalhar numa caixa de supermercado. Eu questiono-me: há alguma indignidade em trabalhar numa caixa de supermercado? Obviamente que não é o emprego de sonho de um licenciado, mas dadas as circunstâncias em que estamos, eu diria que até era uma benção encontrar um emprego nem que fosse numa caixa de supermercado! Pessoalmente, não me importaria até porque não era isso que iria afetar aquilo que eu realmente sei a nível de conhecimentos. Poderia afetar a minha auto-estima, mas do meu ponto de vista é muito pior não ter emprego.
Isto irrita-me, de certa forma porque se fossemos todos sisudos diriam que levávamos as coisas muito a sério. Para além do mais, qual o mal de nos rirmos? Vamos chorar só porque temos exames nacionais? A vida não é só feita de escola como também não é só feita de diversão. Temos de viver no meio termo e não andar a chorar pelos cantos! Não somos macambúzios! Necessitamos dos nossos momentos de diversão e para além do mais nós somos adolescentes que precisam de viver a vida nos limites. Não é tornar-nos infelizes que nos irá fazer estudar, por exemplo. Apenas não sofremos assim tanto por antecipação e não vejo mal nenhum nisso se formos competentes e estudarmos dentro dos limites. 

Hayley Logan, A Renegada das Terças

1 comentário:

  1. Os professores têm sempre a tendência a agravar tudo! É horrivel. Uma piada lançada numa aula é logo censurada e somos acusados de não nos preocuparmos com nada. E não é bem assim. Qualquer estudante tem de viver no meio termo! Não é por andarmos sisudos que iremos ter melhores notas, ou é? Rir faz muiitoooo bem :D
    E neste momento, tal como tu disseste, já será muito bom se muita gente encontrar trabalho numa caixa de supermercado!

    ResponderEliminar