Like The Renegades!

janeiro 06, 2012

Suffering


Ao olhar para esta imagem (andava eu no tumblr, toda feliz!), vejo acima de tudo dor! Uma pessoa não se corta por problemas mínimos. São mínimos aos nossos olhos pois estamos bem mentalmente. Actualmente, convivo com uma pessoa que a sua cabeça está um autêntico campo de guerra. E isto tudo começa em tenra idade. A nossa personalidade forma-se em birras, bates pés, conquistas, derrotas, rebeldias antes da idade adulta. A pessoa que refiro tem neste momento se não estou em erro, uns 30 e tal anos ... Ou nem tanto! É nova! Já é casada mas não é feliz. E não é do casamento. A auto-estima dela não existe. Enche-se de comprimidos, já se cortou ... Simplesmente, não acredita em si mesma! E tudo se desmoronou com um acidente de carro! A partir daí, foi regredindo! Já era mimada e sempre à procura de aprovação de quem ama, sempre a colocar a opinião dos outros à frente do bem dela! Com o acidente, o base dela estilhaçou-se. Dá dó olhar para ela. Quero tanto ajudá-la mas ela consegue deprimir as pessoas à volta dela com o seu pessimismo, com a sua mania de ter de controlar tudo e mais alguma coisa. E se algo corre mal? A culpa é de si mesma. Pode nem ter nada a ver com ela mas a culpa é dela. Doí, ver uma pessoa que gosto a destruir-se e a levar os outros atrás. E com toda esta insegurança vem as dietas loucas, comprimidos para dormir, idas a psicólogos e azares dos azares ... uma doença nos pulmões! O que ela têm aguentado mas, infelizmente está por um fio. Sempre que posso, tento convencê-la do mal a que ela se sujeita ... de calmamente, mostrar-lhe do que o mundo é feito! Tenho que escolher as palavras certas para que não a magoe ou que ela pense que estou contra ela! É bastante complicado. Eu própria fico louca quando estou muito tempo perto dela. Não sei que dizer mais ... Estas pessoas que sofrem assim não são apoiadas o suficiente. Os psiquiatras mudam a medicação que outros psiquiatras receitaram! E sabem, são medicamentos que demoram a fazer sentir-se o efeito. Ela dá em louca com tanta coisa! O psicologo nem fala com ela ... ao menos não insiste quando ela fica calada e lá passa a sua hora de atendimento. E ela sente que ninguém a ajuda!! Acredito que ela se sinta assim pois ninguém lhe dá a entender que a querem ajudar ... É bastante complicado e complexo. Não sei que mais dizer. Só que lamento quem sofre assim!
com uma dor no coração, Cassandra
Renegada às sextas!

3 comentários:

  1. Realmente, quem se corta não o faz pela minima coisa, ou melhor, por vezes fá-lo por razões que aos nossos olhos são disparates, mas para essa pessoa é só mais um problema para o monte que se vai acumulando e que depois resulta em sangue, depressões, isolamentos. Não é facil apoiar essas pessoas, é algo a que elas já se habituaram e acabam por já não ouvir nada nem ninguém. Isolam-se nos seus mundos distorcidos e assim vivem, à margem de uma via melhor. De facto, por vezes um simples acidente, um problema mal resolvido, qualquer coisa minima pode culminar na desgraça de alguém. Lamento mesmo pelo sofrimento que essas pessoas portam e pelo sofrimento que impingem aos que se encontram em seu redor. É triste e por vezes sentimo-nos sem reação possivel, inúteis. É horrível. :(
    beijo, Emma *

    ResponderEliminar
  2. Eu pouco vou comentar a respeito porque não posso concordar com tal post. O que realmente me dói são as pessoas que tem que conviver com estas que não querem ser ajudadas (esta é a verdade, não querem, elas querem esta preocupação, elas querem posts exclusivos como estes, elas fotografam para o tumblr todo se penalizar) e eu sou a favor dos que realmente estão com uma doença grave e ainda assim lutam com todas as suas forças para manter o sorriso estampado no rosto. Traumas, acidentes, todos passam por isto. Sou adepto a frase: a dor é inevitável e o sofrimento é opcional. Há gente que gosta de sofrer e nada se pode fazer contra a não ser esperar que caiam em si ou no fundo do poço mesmo. Ninguém pode mudar quem não procura por mudanças e sim, eu sei o que digo antes que me chamem polêmico ou que eu não sei do que estou a dizer. Abraços Cassandra.

    ResponderEliminar
  3. Chris, o meu objectivo neste texto era, não fazer passar as pessoas por coitadinhas! mas que há pessoas que realmente estão doentes e que é necessario ajuda-las e além disso, ajudar quem as ajuda! Porque é uma situação complicada!

    ResponderEliminar