Like The Renegades!

janeiro 05, 2012

Cabeças cheias de areia.

 

  Há certas coisas que me irritam profundamente e com as quais não posso compactuar nem tão pouco tolerar, sendo que por vezes a minha boca não se mantém fechada, acabando mesmo por dizer o que nem sempre devo. É certo que a idade traz conhecimento e até mesmo cultura, sendo que nem sempre isso ocorre na medida certa porém, a idade não revela tudo o que a nossa cabeça contém. É certo e concordo plenamente, quando dizem que a idade traz não só conhecimento como experiência. Na verdade, o passar do tempo, os minutos, dias, semanas, anos, trazem-nos lições que por vezes somos obrigados a memorizar e quase forçados a relembra-las por tempos infindáveis.
  Não desmentindo tal facto, e sim, porque é um facto, continuo a questionar-me o que faz com que algumas pessoas com uma idade relativamente mais avançada, continuem a achar-se detentoras de toda a razão e saber. É ridículo. No mínimo.  Tudo bem, sabem mais da vida que por certo alguns adolescentes, e podem até ter tido uma vida calcada de problemas e situações complicadas das quais fortes cicatrizes permaneceram, no entanto, quem diz a essas mesmas pessoas que também nós, nas nossas vidas, não tivemos já experiências suficientes para entender o mundo, a nossa essência?  
  É bastante comum, de tal ordem que chega a irritar, por parte dos professores ou até mesmo das senhoras lá da aldeia, muito senhores dos seus narizes e de ego demasiado elevado, lançarem comentários um tanto quanto desconcertantes e irritantes referentes à nossa jovem idade e à nossa aparente ingenuidade.
  Pára tudo! A minha idade não define os meus conhecimentos, não transparece o que eu já vivi, nem tão pouco dita o que eu sei ou não. As cicatrizes do meu passado, as marcas dos meus passos, o que está lá para trás, está tudo contido na minha mente, na minha personalidade, e não vai ser a quantidade de anos que já vivi que vão denunciar a minha história. 
  Mas, ao que aparenta, nem toda a gente parece perceber isso e continuam repetidamente a fazer as mesmas afirmações descabidas  e sem nexo, com os habituais: "Quando souberes o que é a vida, vem falar comigo!", ou "Sabes lá as dificuldades que a vida tem!" . Quando é que as pessoas percebem que jovens ou não, todos temos problemas, dificuldades, barreiras que necessitam de ser derrubadas? 
  Cabeças repletas de areia, é o que é! Com que então são detentores de mais saber que qualquer jovem que se passeia pelas ruas!  Então porque é que têm uma mente tão fechada? Não deveria a vida servir para nos provar que cada um tem os seus problemas e o seu entendimento das situações?  Tantos erros, tantos problemas, tantas lições e no entanto, mentes retrógradas e vazias de razão.
  Quantas vezes nos tomam por parvos, considerando a nossa tenra idade e afirmando-se como superiores em conhecimento e cultura?  Seja com dezoito, catorze, trinta ou cinquenta anos, cada um tem os seus conhecimentos e há muita gente de tenra idade com mais e melhor percepção das situações que muita gente que se acha superior. Tenho dito! 


#O grupo acabou de criar uma página no facebook onde serão anunciadas não só as movimentações do blog , como também serão publicadas algumas notas pelos membros do The Renegades.  Podes visitá-la aqui. :) Faz like e acompanha a nossa jornada! #

-Emma Sommers*
Renegada às quintas*

4 comentários:

  1. Olha, acredita que é mesmo assim! Os mais velhos pensam que nós não vivemos nada, que não temos uma clara visão da vida mas muitas vezes temos os pés bem, assentes na terra e eles não acreditam. enfim... mentes retrógradas e cheias de areia, tal como dizes, mas deixa lá, deixa-os ser felizes assim! ;) beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que pude ser inspiração para este teu post *.*
    Não poderia ter dito melhor! Sabes bem que concordo plenamente!

    ResponderEliminar
  3. Christian, a verdade é que a nossa experiência de vida, nao pode realmente ser contada em anos vividos e sim em momentos assimilados... Pré conceituar a mente e capacidade das pessoas por sua idade é mesmo idiotice.
    Eu sou uma senhora que acredito que se pode tomar grandes lições das crianças, e fazer ouvido de "moco" para muitos conselhos dos velhos.
    beijokas doces! E sucesso no novo blog.

    ResponderEliminar
  4. Eu já debati este assunto certa vez no Lisérgicos e algumas pessoas mais velhas tiveram que vir a concordar comigo que, porto da mesma opinião que a sua.
    Há muitos jovens com muita experiência de vida e pessoas de mais idade que passaram a vida em branco. Sim, há gente que simplesmente deixa a vida passar...
    Até hoje eu fico indignado quando pessoas vem me dizer que não podem ser escritoras por serem demasiados jovens. Pois, eu conheço muitos idosos que não podem ser escritores, não por serem demasiado velhos, mas por não ter talento. Se talento tivesse idade, não se iniciaria no piano ou ballet tão cedo. Por que este preconceito com os escritores jovens, ou melhor, por que os próprios escritores jovens se subestimam tanto?

    ResponderEliminar