Like The Renegades!

janeiro 31, 2012

Meio Termo

Uma das coisas que mais me irritam é deturparem aquilo que eu digo. Eu não me importo de repetir, de salientar e de dizer as coisas vezes sem conta desde que não distorçam a mensagem que transmito. Vulgarmente, me tenho deparado com esta situação: digo algo que até pode ser controverso e as pessoas afirmam que eu disse de uma determinada forma que em nada se assemelha àquilo que eu digo! Um exemplo prático é cá o pessoal da minha casa... A minha mãe e a minha tia são completamente devotas pela família, nada contra mas tudo tem um meio termo e, segundo o que tenho aprendido nas aulas de Psicologia, elas têm fixações em alguns estádios e eu, por alguma razão, disse que os humanos foram concebidos para se desenvencilharem sozinhos, quase sem intervenções mas elas não fazem isso! Dependem uma da outra para tudo, como se não tivessem opinião própria! Pronto, isto irrita-me solenemente porque cada um tem  a sua opinião e não se deve influenciar. 
Quando dei conta, isto depois de ter dito aquilo, já estavam a falar de mim e dos meus princípios que eu nunca iria ter orgulho na família e que era uma insensível! 
Primeira hipótese: desmentir tudo. Segunda hipótese: argumentar novamente. Hipótese escolhida: segunda.
Tudo bem, posso não ser das pessoas mais indicadas para falar do assunto relativo à família mas tem lógica! Quando os primatas "colonizaram" a superfície da Terra, eles não tinham como aprender as coisas porque não havia conhecimento e tiveram de se desenvencilhar sozinhos! Não digo que na atualidade tenha de ser assim mas, tal como referi, tem de existir um meio termo para tudo. Tem de existir um equilíbrio para que tudo funcione e eu fiquei pasma quando, depois de barafustarem comigo como se eu estivesse irrevogavelmente senil, alegaram que mais nada fariam por mim e que eu que me desenrascasse. 
Tudo bem, é justo mas eu nunca referi os extremos como se fosse algo viável. Todos nós precisamos do processo de socialização e de alguém a amparar as nossas quedas e a corrigir-nos mas não de uma forma constante! Depois queixam-se que alguns filhos de outras mães são extremamente dependentes dos pais! Claro! Adoptaram os mesmos princípios que elas, criticam mas cometeram o mesmo erro embora não fluísse efeito. Eu já tive uma personalidade fraca em que me deixava influenciar por terceiros mas agora sou independente e não quero que metam pessoas "ao barulho" quando eu tenho de resolver os meus próprios problemas, contrariamente a elas. Não é uma questão de insensibilidade: é uma questão de "independência" que devem respeitar porque por muito que me recuse a agir segundo aos princípios que me são impostos e aos ensinamentos que me instruíram, eu respeito. Mostro o meu espírito de contradição, a minha opinião, tento corrigir os aspetos negativos mas não desrespeito nem entro numa discussão que em nada tem que ver com o que eu disse! Eu só tenho pena das pessoas agirem muitas vezes com o coração quando devem agir com o cérebro e com o cérebro quando devem agir com a emoção... em vez de tentarem arranjar uma forma alternativa de pensarem claramente envolvendo ambas as partes e devido a esta separação é que as pessoas agem erradamente, pensando que estão a ser heroínas quando na verdade estão a ser ridículas e ainda tentam incutir isso a outras pessoas.

Hayley Logan, a Renegada das Terças

1 comentário:

  1. De facto , concordo contigo. Se há algo que me irrita solenemente , é quando vejo alguém que viva completamente dependente de outrem. É que , tal como referiste, nós fomos feitos para nos conseguirmos desenrascar sozinhos! Tudo bem, que por vezes precisemos de ajuda de outro ser para nos auxiliar, no entanto, são situações ocasionais e não rotineiras.! No meu caso, sempre fui uma pessoa muito independente e sempre tentei fugir ao padrão que me era imposto. Sempre fui um pouco desligada do mundo, e sempre me foi dificil aceitar e criar amizade com pessoas que intermitentemente dependiam de mim ou de algo meu para avançarem. Arrisco-me mesmo a dizer que o facto de eu me desligar dessas pessoas quebrou o vínculo formado entre mim e elas. É quem eu sou e não sou capaz de me prender a ninguém em demasia! Mais um ponto em comum twin! :D haha Parabéns pelo texto *-*

    ResponderEliminar