Like The Renegades!

março 30, 2012

Destino ou apenas escolhas?



Destino, ou apenas escolhas?
Não sou uma crente devota, nem tão pouco acho que o nosso destino já está traçado. É algo que nunca fez parte das minhas ideologias e acho que nunca fará. Se o nosso destino já estivesse traçado, porque raio teríamos nós tantas escolhas a fazer? Quero dizer... Todos os dias somos postos à prova, obrigados a fazer escolhas, optar por caminhos deixando outros para trás.. Se o nosso percurso estivesse já delineado, seria tudo isto necessário?
As oportunidades surgem e desaparecem com a mesma rapidez e facilidade, e apenas a nós cabe a decisão de as aproveitarmos ou não. Acredito que somos nós que traçamos o nosso destino, o nosso trilho. Nós e as nossas escolhas, as nossas decisões acima de tudo. Porque para tudo o que fazemos ou escolhemos, haverá sempre uma consequência e é delas que se faz o nosso destino. Consequências para os nossos atos.
Nunca acreditei que pudesse haver alguém superior a decidir para que lado havíamos de inclinar as nossas vidas. Afinal, ao Homem foi dado o privilégio de pensar, de raciocinar, de poder tomar as suas próprias decisões. De construir o seu próprio futuro com base nelas. Se um ser humano errar  numa escolha, no futuro terá sempre que lidar com as consequências do mesmo. Não porque assim já estava decidido, caso contrário, porque é que uns teriam as suas vidas afortunadas e os outros, vidas miseráveis? Não é Deus Todo o Poderoso apologista da igualdade entre os seres na Terra? Então porquê haver toda esta diferenciação?
Não me julguem mal. Sou católica. Acredito que há forças inexplicáveis e que depois da morte, quem sabe, haverá algo mais que a escuridão pura. Afinal, a nossa vida é tão curta e passa tão rápido, que chega a ser difícil crer que não possa existir nada mais para além dela. No entanto, nunca ponho de parte as minhas convicções científicas. Se é algo que está provado, algo para o qual existe uma explicação certa, que mais posso eu querer? Se há provas e evidências, testes e teses de laboratório, como posso eu duvidar? Mas as perguntas sobre o que é incerto permanecem. Não me abandonam. E aí entra a minha crença no Senhor. 
Mas ao contrário de muitos, não me convenço de tudo o que vem inserido na Bíblia, nem tão pouco aceito o monte de barbaridades que por vezes se ouvem. Para quê questionar algo que rapidamente podemos provar com a ciência?  
Acredito que Deus possa ter uma mão em tudo o que nos rodeia, mas se assim é, de facto, porque sofremos nós tanto às mãos uns dos outros? Por causa das nossas escolhas. Enquanto seres humanos, erramos e falhamos. Tomamos opções erradas, guiamos por caminhos impensáveis na obscuridade.  E assim fazemos o nosso destino.
Ninguém mais o faz, além de nós mesmos. Além do nosso consciente. 

Bree Emma Sommers, 
(peço desculpa pelo atraso)*

2 comentários:

  1. Ai Bree, Bree! Outro tema que dá muito mas muiiiito que falar e nunca mas nunca consegues concluir nitidamente ... Mas uma coisa eu creio ... nós fazemos a cama onde nos deitamos! Seja ela de palha uma vezes ... seja ela de ouro , noutras. Depende realmente de nós ... as pessoas só buscam uma entidade superior para uma desculpa das suas falhas e posterior perdão e por vezes, nem isso as impede de voltar a fazer merda!

    ResponderEliminar
  2. Sabes, este tema é muito delicado e acho que foi bem explorado. Eu sou cristã ou pelo menos tenho uma veia de cristandade mas isso não quer dizer que tenha de concordar com tudo. Eu, quando me comparo com muitas das leis da nossa religião sou uma perfeita ateia. Eu gosto da ciência, gosto de ver tudo com estes olhos que a terra há-de comer e adoro teorias, principalmente quando elas fazem sentido. Vejamos, eu não acredito na história do adão e da eva. Não faz qualquer sentido. Nós descendemos de seres unicelulares que se tornaram cada vez mais complexos e não de seres humanos que desceram por obra e graça à terra. Não acredito de todo no Inferno ou Céu. Não sei mas eu não sei como é que a alma, se é que a temos, pode ir para outro local ou se esse local é uma mera parábola como todos os textos da bíblia e sintamos os vermes a comerem cada pedaço do nosso corpo. Porém, no início de tudo, no Big Bang se não existia nada de nada como pode ter acontecido a génese planetária? De qualquer das formas nem aqui a ciência responde com certeza. E tens razão no que dizes sobre a ciência. Consegues ver muito mais nela e tudo parece mais claro enquanto que na religião em ti apenas reside a fé que é um conceito espiritual e deveras subjetivo. Para além do mais, questiono a autoridade do pontífice e dos reitores que regem a igreja como instituição. Bem, desculpa o tamanho do comentário! ;) beijinho!

    ResponderEliminar