Like The Renegades!

março 06, 2012

Tinkebell - What is Cruel?

Notícia aqui
Eu não sou ninguém para julgar até porque nem sei o contexto social em que esta artista está inserida mas, alegadamente, esta senhora mutila animais para as suas criações artísticas. Segundo se consta, ela colocou hamsters em bolas e plástico transparentes e colocou-os a correr em torno de uma galeria, triturou pintainhos, esquartejou cães e gatos e, pelos vistos, matou o seu gato que estava doente, fazendo dele uma mala.
Pior disto tudo, é que esta artista holandesa diz que não tem qualquer arrependimento nas suas ações e que matar o seu gato foi um ato misericordioso. Eu questiono-me, isto é uma morte misericordiosa? Isto é justo?
Em primeiro lugar, fiquem sabendo que os únicos filmes onde eu quase choro é quando matam animais porque eu acho-os seres de uma complexidade equivalente aos humanos e, portanto, considero-os tão importantes quanto os humanos, ainda que pareça estranho. Se pensarmos bem, nós é que invadimos habitats, destruimo-los para nos auto-proporcionar uma vida digna e estável com as mínimas condições. e eles é que se tiveram de sujeitar à nossa presença. Para além do mais, ainda temos a coragem de tê-los como animais amestrados. Não condeno. Eu tenho dois cães que estão quase sempre presos mas gosto imenso deles e não ando à paulada neles nem a aproveitar-me do pêlo deles para fazer malas ou o que quer que seja! Trato-os com carinho e brinco com eles. Não os albergo só para dizer que tenho um cão. Gosto de os ver a ladrar quando chego de casa, a abanar a cauda quando querem carinho! São adoráveis e merecem o nosso carinho e respeito como qualquer outro ser humano ou ser vivo. 
Eu não suporto que tratem mal os animais. Uma vez vi um rapazito a dar um pontapé a um cão e ia andando com ele ao soco porque ainda teve o descaramento de me responder mal. Se estivessem no lugar de um pobre animal indefeso, queria ver o que faziam! Metiam o rabinho entre as pernas e esperavam que ninguém desse conta deles! Às vezes penso como seria justo que tal acontecesse. 
Portanto, eu indago-me se isto é arte. Se isto é ético ou moral. Provavelmente, ela não se deve ter cérebro suficiente para perceber que os animais têm estruturas celulares, terminações nervosas como nós, humanos, e que, portanto, sentem dor. Questiono-me se ela já teve um animal que a esperasse sempre que ela vinha da escola, que lhe lambia as mãos quando lhe afagava o pêlo ou dormitava nos seus pés enquanto lia. Questiono-me se alguma vez ela teve a sensação que um cão é um amigo. Eu sei que me foquei nos cães mas sei que com os outros animais é precisamente o mesmo, apenas quis dar este exemplo porque é algo que eu tenho contacto. 
Eu espero, muito seriamente, que ela seja acusada por isto porque é completamente cruel! Eu sempre fui daquela ideologia do "faz igual ou pior" e não seria nada injusto fazer o mesmo que ela faz a estes pobres animais! Estou revoltada com esta notícia e apetece-me espancar esta mulher!
Tenho dito. Isto não é arte! É uma mixórdia cruel de pessoas descerebradas!

Hayley Logan, a Renegada das Terças

1 comentário:

  1. Contigo já somos duas a achar que esta mulher devia sofrer tanto quanto fez sofrer os animais que torturou. Eu não tenho cães nem gatos, não por opção própria, mas por opção dos meus pais, no entanto tenho dois piriquitos e seria incapaz de os fazer sofrer desse modo. É inumano, imoral e de uma insensibilidade incomparável! É indecente! Como tu própria disseste, nós é que invadimos o mundo deles, nós é que ocupámos os seus habitats, nós é que destruimos os seus lares e ainda os domesticamos... Eles sujeitaram-se ao que nós lhes impusemos, no entanto, nenhum animal devia estar sujeito a maus tratos deste grau! São seres vivos, que podem não pensar, mas sentem... sofrem! Não valem menos que nós só porque não têm a capacidade para dialogar! :o Credo! Fiquei com uma raiva a esta mulher :o Era chacinanço na certa se a apanhasse à minha frente!

    ResponderEliminar