Like The Renegades!

março 13, 2012

Educação

Às vezes as pessoas julgam as outras pelo facto de terem menos classificação que outro e apelidam-nas de "burras". O que eu acho disso? Uma tremenda falta de bom senso porque a vida não é só aquilo que demonstramos na escola. É também aquilo que nós enfrentamos e frequentemente me deparo com pessoas muito inteligentes que numa dada situação nem sequer reagem. Estacam. O cérebro parece que é abduzido e esperam que sejam as outras pessoas a fazer as coisas. Já me aconteceu mais que uma vez e eu questiono-me o porquê de darem só valor àquilo que as pessoas são na escola. Acho que é à custa disso que atualmente os nossos médicos, não todos, são como são. Até podem ser crânios, altamente inteligentes mas em questões práticas não reagem e são de uma frieza total. Para mim, ser inteligente não é ter nota máxima a tudo: é ser inteligente na vida. Lá por eu não ser grande coisa a matemática não quer dizer que não acerte algumas coisas ou que seja burra. Pessoalmente, tem muito mais valor eu saber certas coisas que não aprendo na escola, por exemplo. Odeio que me obriguem a saber algo porque eu gosto de saber por mim as coisas e lá por não ser excelente aluna, não quer dizer que não perceba nada ou vice versa. Há coisas que até pensamos que não percebemos mas no fundo percebemos e eu não sei até que ponto é justo sermos avaliados por um teste porque há sempre coisas que nos condicionam: nervosismo, falta de confiança, qualquer ruído... há sempre algo que nos atrapalha e muitas vezes não se faz algo em condições por não saber: é mais pelo nervosismo que por outra coisa qualquer. E, sim, eu estou danada porque aquilo que eu sabia melhor passou-me à frente dos olhos. Estou zangada comigo e não posso voltar atrás e ter a consideração do professor que eu sabia resolver mas naquele momento não me ocorreu!
É esta a nossa vida de estudantes... Injusta. 

Hayley Logan in a strange mood. 

4 comentários:

  1. Passou-se PRECISAMENTE o mesmo hoje comigo --'

    ResponderEliminar
  2. Já antes dialoguei contigo à cerca deste assunto e como é óbvio a minha opinião mantém-se e corresponde à tua! Ninguém é mais ou menos inteligente só porque as suas notas na escola são altas ou baixas! Acredito que alguns dos génios dos testes, sejam de facto pessoas cultas e que através da sua inteligência abrangente , consigam criar métodos eficazes que os ajudem em testes e provas de avaliação, sem terem de decorar tudo como outros. No entanto, e cada vez mais vejo esse tipo de estudantes, nomeadamente na minha turma, estudantes que apenas se dedicam a decorar tudo, a sorver toda a matéria a alta velocidade para que nada de lá saia enquanto executam o teste, e depois, ao chegarem cá fora, não sabem rigorosamente nada. Exatamente por isso! Decoraram a matéria, não a compreenderam.. E assim vão passando de anos, com notas altas e sem o minimo conhecimento. Depois temos pessoas colocadas em empregos importantes, e que não sabem o que de mais básico há.
    E como tu própria referiste, por vezes uma pessoa num teste pode sucumbir ao nervosismo, perder perante a falta de confiança ou desfalecer perante a adrenalina que percorre o corpo. E tal condiciona o que depois sai no teste. Ainda hoje me aconteceu uma situação parecida, e ainda assim não fiquei aflita pois sabia que aquilo podia acontecer, dada a falta de atenção com que estivera na aula. Ainda assim prossegui e cheguei ao final do teste, enquanto colegas meus que tinham entrado com os nervos em polvorosa , desistiram nas primeiras perguntas e alguns deles são bem cultos! :o
    kiss *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Emm! ^^ Exatamente, nós discutimos tudo e mais alguma coisa, é verdade hahaha E sim, eu não sou uma nerd, tu também não e estás longe disso, felizmente. Não nos prendemos àquilo que a escola nos impõe e eu acho que aí está a virtude. Não é um testezito que deve ditar aquilo que valemos mas é para onde o ensino está virado, o que se há-de fazer? Obrigada pelo teu comentário! :) beijinho!

      Eliminar